As placas solares estão sendo um investimento importante para diminuição do consumo energético tradicional em propriedades rurais.

Já teve dúvidas sobre se vale a pena investir em placas solares na agricultura? Produtor, viemos te ajudar!


Sistemas que utilizam as placas solares para abastecimento de energia economizam em toda cadeia produtiva e, até mesmo, na irrigação. E esse é o principal fator da energia renovável ganha cada vez mais espaço nas lavouras. 


Mas junto com a instalação, outras perguntas chegam: Como realizar a limpeza de placas solares? Vale a pena o investimento? Como devo usar a energia solar?


Já adiantamos: a limpeza e manutenção do painel solar influenciará diretamente no seu rendimento energético e retorno financeiro


E, pensando na sua produtividade, nós da InstaAgro produzimos um conteúdo especial para você entender como funciona todo esse processo.


Confira!


A InstaAgro é a parceira do agricultor! Acesse nosso site e confira tudo que pode chegar na fazenda, comprando on-line!

Placas Solares na Agricultura

A instalação das placas solares na agricultura traz diversas vantagens e todas elas englobam uma maior produtividade, com um custo menor. Claro que isso envolve investimento, manutenção e cuidado com o seu material. 


Nos últimos 5 anos, o uso da energia solar na agricultura cresceu 1,3 mil vezes. O estado de Mato Grosso Sul anunciou que terá uma economia de 30% nos custos energéticos com a instalação das placas solares.


O Plano Safra reforça esse futuro. Na previsão 2022-2023, o programa que oferece crédito ao agronegócio, teve como um dos destaques a inclusão da utilização de energias renováveis no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp).

Utilização das placas solares na agricultura

A utilização das placas solares na agricultura busca trazer eficiência aos processos e com baixo custo. E por quê? A InstaAgro explica!


Algumas culturas demandam mais energia, mas é de consenso: o uso energético é indispensável em diferentes etapas da cadeia produtiva. Outros processos podem ser otimizados com o uso de energia. 


Por exemplo, o abastecimento de energia impacta desde a preparação dos insumos para a produção, estocagem, conservação e comercialização do produto final. Já no plantio, a irrigação pode ser otimizada com o uso de energia.


E, economizar nesses processos a partir do uso de placas solares, significa rentabilizar sua produção e aumentar as margens de lucro


Uma outra estratégia para aumentar as margens de lucro é ter parceiros que forneçam os melhores preços e de forma prática os insumos para a sua cultura. Clique e conheça a InstaAgro!

3 vantagens da placas solares na agricultura

Pensando em te ajudar na tomada de decisão quanto à instalação de placas solares na sua lavoura, separamos 3 vantagens do uso de energia fotovoltaica na agricultura:

 

  • Autonomia ao produtor: Com a produção da sua própria energia, o agricultor torna-se menos dependente da geração de energia elétrica tradicional. Já pensou em se livrar dos altos valores na conta e das variações de bandeiras?
  • Menor custo: a redução do custo com energia pode chegar até 75%, tornando seu lucro muito mais interessante; 
  • Prevenção de crises: você previne que a sua lavoura sofra impactos causados por uma possível queda de energia.

Placas solares para irrigação na agricultura

O Brasil é mundialmente conhecido como produtor de grãos, contudo uma falta de água pode quebrar toda a cadeia produtiva, afetando não só a economia local. 


Esse é um dos exemplos que separamos para te contar sobre a importância do uso de bombas de irrigação, que deixam de ser uma opção e se tornam necessárias para a agricultura. 


E essa irrigação pode ser realizada por aspersão, gotejamento e também energia solar.

 

Na irrigação movida a energia solar, o uso de combustíveis são dispensáveis. As placas solares captam os raios de sol e transformam em energia para este processo e também outros do campo. 


Não apenas a irrigação, as placas solares na agricultura também são excelentes para:

 

  • Irrigação de plantações;
  • Monitoramento e auxílio no processo produtivo;
  • Fonte de energia para cercas elétricas;
  • Bombeamento de água;
  • Refrigeração.

Custo para instalação de placas Solares na Agricultura

A alternativa brilha os olhos do pequeno e médio produtor rural quando o assunto é aumentar a margem do seu negócio


De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a agricultura responde por 13,2% da potência instalada no Brasil e com investimentos que ultrapassam os R$1,7 bilhão.


Então, de acordo com os dados, a adesão é relevante. Contudo, é viável economicamente?


Em estudo divulgado pela Revista da Engenharia da Agricultura, periódico divulgado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), o sistema de energia solar é viável economicamente. A informação foi obtida a partir do cruzamento de custo de produção, investimento e manutenção do sistema. 

A importância da geração solar fotovoltaica para pequenos e médios produtores 

De acordo com estudo realizado em Viçosa, em 2019, mesmo as regiões rurais que já possuem acesso à rede de distribuição, têm dificuldade com a qualidade e constância da energia elétrica, comprometendo a fonte de renda de pequenos e médios produtores rurais.


A principal via para levar a energia elétrica a esses locais é através da extensão da rede de distribuição que, em contrapartida, possui um alto custo de implantação.


Desta forma, a geração solar fotovoltaica, ou seja, a instalação de placas solares na agricultura podem ser uma excelente saída.

Cuidados com as placas solares 

Com uma instalação bem realizada, suas placas podem durar até 25 anos. Contudo, a manutenção dos equipamentos deve ser realizada corretamente, para que em poucos anos, você possa ter o retorno do dinheiro investido. 


Uma das principais preocupações que você deve ter é com o pó, galho e folhas. Obras, por exemplo, podem aumentar a sujeira e prejudicar a rentabilidade das suas placas.

Usando aspersores na limpeza das placas solares

Uma das formas de realizar a limpeza das placas solares é a utilização de aspersores. O material fornece um sistema único para limpeza e lavagem, garantindo eficiência e produção de energia esperada.

 

A falta da limpeza nas placas solares pode causar perdas de até 30% na geração de eletricidade. E é aqui que entramos!

 

Os nossos parceiros NaanDanJain apresentam uma solução completa, o kit Tecnologia +Energia Spark modular focado em limpeza de painéis solares. Com o produto do nosso parceiro, o spark se encaixa na maioria dos painés solares disponíveis no mercado, garantindo limpeza e a eficácia da sua placa

 

Acesse nosso site e confira o kit, garanta a limpeza das suas placas solares!